domingo, 21 de novembro de 2010

Rádio e Tecnologia

O post inicial deste blog vai abordar os caminhos das Novas Tecnologias e da Mídia Sonora. Como ambos fazem parte de meu cotidiano e também de grande maioria de minhas pesquisas ou "tentativa" ainda que no início de me considerar um pesquisador. Mas por que abordar as Novas Tecnologias e a Mídia Sonora como projeto para este blog?

As novas tecnologias (já não tão novas assim) ganharam atributos de indispensáveis em nosso dia-a-dia. Sequer imagino o trabalho sem meu celular, computador e acesso direto às principais redes sociais e portais de informações. Mas não porque o trabalho de um jornalista é de estar antenado a esses avanços. Engana-se quem acha que isso é um atributo somente dos profissionais de comunicação, hoje a realidade obriga a praticamente todas as searas do conhecimento a terem um contato senao mínimo, até mais íntimo com qualquer dos principais suportes tecnológicos. Mesmo porque, falar em Novas Tecnologias estamos utilizando um termo extremamente amplo, porém vou reduzir para as Novas Tecnologias aplicadas à Informação e a Comunicação (NTIC)

As Novas tecnologias da Informação têm seu propósito muito claro - dinamizar e facilitar o trabalho daqueles que com ela se relacionam. Se trazermos então todas as formas de benefícios que ela nos proporcionou tais como, acesso a conteúdos que nao possuíamos, capacidade de compartilhamento, movimentação social, etc. São uma pequena amostra do que o desenvolvimento.

Pesquisas sobre essa área de conhecimento se multiplicam, o que antes era restrito aos porões das universidades e da academia tornou-se algo mutante, em que numa sociedade em rede, o conteúdo é multimidiático e participativo (crowdsourcing) esse benefício não só potencializa a formação de conhecimento, pluraliza e diversifica as principais opiniões e teses sobre os objetos de pesquisa.

O que as Novas Tecnologias tem a ver com a Mídia Sonora? Tudo. Puxando sardinha para minha linha de pesquisa. Abraçei os estudos em Rádio e Novas Tecnologias pois ambos se fortalecem de uma qualidade muito especial - a fácil penetração nos mais diversos públicos. O rádio como papel de grande meio de comunicação de massa encontrou no advento das novas tecnologias uma sobrevida muito maior que antes dela.

Os espaços proporcionados pelos celulares, tablets, e pela Internet, ampliaram o antigo conceito de rádio que era defendido. A mídia sonora de ontem em nada pode ser equiparada com a de hoje e na certa seria até leviano fazer uma previsão dos caminhos que o Rádio poderá adotar com o incremento das novas tecnologias em seu benefício.

Dessa forma, o blog tem essa preocupação - Mostrar, Divulgar e Exibir informações sobre o Rádio e sobre as Novas Tecnologias em desenvolvimento. Trazendo mais discussões e formação de pesquisa no setor. O Brasil ainda é um país muito carente em pesquisas na área de rádio. Um contrasenso absurdo onde mais de 96% do terrítório nacional é coberto por ondas de transmissão, chegando mais além que a televisão.

Links:

Novas Tecnologias
O futuro do Rádio

Um comentário:

  1. Realmente, o rádio ainda é o irmão pobre da TV e quando se fala em pesquisa isso fica nítido. É visivel essa carências quando buscamos bibliografia, principalmente as específicas sobre rádio e tecnologias. Sobre essas ultimas, fazem parte de todos os processos, tanto de produção ou recepção radiofonica. Se as maneiras de se produzir conteudos sonoros muda a partir da potencialização das tecnologias, as formas de recepção, o perfil de publico e a participação do ouvinte tambem sofre alterações.

    Parabens pela iniciativa do blog. Se bem me conheço, serei uma das maiores "palpiteiras". Hehe.

    Bjo.

    ResponderExcluir