O título pode parecer estranho. Afinal de contas, Infografia e Rádio, para muitas pessoas são como "água e óleo" não se misturam. Como um recurso que é meramente audiovisual (Infografia) pode co-existir dentro da mídia sonora? A verdade é que em tempos de hipermídia vários conceitos antes preestabelecidos não devem mais ser regra ao passo que o desenvolvimento tecnológico abre caminhos antes sequer imaginados.
Mas vamos ao início. A Infografia surgiu como forma de personalizar o conteúdo de maneira a facilitar a compreensão da informação pelo indivíduo. Grosso modo são representações audiovisuais acerca do conteúdo. Gráficos, Slideshows e afins. A Infografia se tornou um recurso amplamente difundido principalmente no Webjornalismo e por conta disso é muito mais fácil encontrá-los em uso para designar notícias. Um exemplo recente e que todos devem se lembrar é quanto ao vôo 447 da Air-France em 2009, feito pelo G1.
Quando propus que a Infografia existe por conta da hipermídia não estou sendo nem um tanto redundante. O ciberespaço promove mudanças e adaptações tecnológicas que nos forçam a adotar modelos e explorá-los a fim de diversificar as possibilidades de aquisição de conteúdo. Semelhante a uma revista que usa as fotos para as vezes explicar um fato, a Infografia faz da mesma forma com a diferença em que o internauta é capaz de interagir, seguindo a animação ou os dados explicados, por exemplo.
Unir a Infografia e o Rádio na verdade não é das tarefas mais árduas. A professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Débora Lopez encarou um estudo fascinante em que se pôs a estudar os aspectos infográficos no site de uma Rádio Francesa.em que, a hipermidia e a infografia são explorados minuciosamente para a oferta de conteúdo multimidiático.
É preciso desvencilhar antigas crenças e ampliar as possibilidades tanto dentro da academia quanto no mercado. O que venho defendendo nesse site é a necessidade cada vez mais urgente de se construir novas linguagens no ensino de rádio na academia ao passo que precisa produzir ao jornalista "multitarefa" a capacidade de trabalhar com diversas plataformas de forma inteligente e simples.
Links Relacionados
Infografia Multimídia: Um modelo narrativo para o Webjornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário