terça-feira, 11 de janeiro de 2011

As Redes Sociais e o Rádio Contemporâneo

O que afinal de contas aprendemos durante esses primeiros 10 anos do séc.XXI? Bom, descobrimos como permear o ciberespaço com informações, compartilhar experiências, conhecimentos, fotografias. No fim, A maior lição que podemos tirar do séc XXI até agora é: "Nunca foi tão importante aprender a compartilhar e produzir informação com tudo e com todos ao mesmo tempo"

A Sinergia que o movimento nas redes digitais confere ao internauta é percebida com maior força quando nós estamos inseridos nas redes sociais digitais. É interessante notar como aos poucos, Pessoas Físicas, Jurídicas, empresas e governos se renderam às midias sociais num compasso que não tem mais volta, o "Ombudsman" de ontem que vivia no telefone, hoje está presente no Orkut, Facebook, Twitter, nos Blogs Wordpresses no ambiente online.


Mas qual o impacto real dessas redes, quando se fala na propagação destas informações? Segundo a Raquel Recuero (2009)


Para entender os fluxos de informação dentro das redes sociais na internet, é preciso compreender também os valores percebidos nos sites de redes sociais e as conexões estabelecidas entre os atores em cada um dos espaços. Granovetter (1973) por exemplo, apontou que os laços fracos teriam extrema importância nesse padrão, pos eram esses laços que mantinham a rede interconectada e que seriam responsáveis pelo fluxo de informações atingir pontos diferentes da rede (RECUERO, 2009, p/ 116).


As Redes Sociais e o Rádio Informativo retroalimentam-se
A Prof(a) Raquel na verdade, nos diz com esse paáragrafo que conforme a quantidade e a devida importãncia que essas redes sociais conferem em seu ambiente por conta dos diversos atores envolvidos,. Conforme o 'capital social' que é encontrado por esses diversos atores. Na prática, o nível de informação discutido nessas redes reflete e muito  o pensamento que cada ator possui nessas redes (sua subjetividade, individualidade e suas percepções).


E isso se reflete também na escolha desses atores para os meios de comunicação. Quando se trata em discussão sobre conteúdos informativos, os veículos online saem na dianteira e logo em seguida, o rádio ganha papel de destaque. Por conta de sua interatividade e dinamismo, a participação das emissoras de rádio nas redes sociais não deve ser encarada como uma atitude a fim de garantir contato com fornecedores e público, ela vai mais além.

Como bem explicou a Recuero, o fluxo de informação produzido pelas redes sociais retroalimenta diretamente diversas emissoras de rádio, inclusive propondo conteúdos que possam ser depos difundidos por essas redes, num ciclo de retroalimentação constante. Por conta de sua facilidade de acesso com tecnologias móveis e outros sistemas de informação, a união Rádio e Redes sociais, À meu ver, só trás benefícios à ambos.

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